2014

A 3ª edição do Cinfotec Unicamp ocorreu nos dias 6 e 7 de maio de 2014, no Centro de Convenções da Unicamp.

A abertura do evento ficou por conta do Prof. Dr. Álvaro Crosta (Coordenador Geral da Unicamp) e Prof. Dr. José Raimundo de Oliveira (Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação)

Palestras

Acessibilidade web na Universidade – O que é? Por quê? Como fazer?

Acessibilidade é um requisito indispensável para o exercício da cidadania. Muitas vezes este ocorre mediado por tecnologias digitais. Nas Universidades, uma série de atividades é desempenhada por alunos e servidores em ambientes web, envolvendo acesso a portais institucionais, sistemas acadêmicos, bibliotecas digitais, ambientes de ensino a distância, entre outros. Entre esses usuários podem estar pessoas com deficiência, temporária ou permanente. Embora tenham ocorrido avanços na promoção da acessibilidade nos últimos anos, impulsionados pela legislação brasileira e acordos internacionais, ainda é possível observar falhas em sua efetivação. Aos profissionais da área de TI, torna-se indispensável conhecer o Desenho Universal e os recursos de Tecnologia Assistiva, além de recomendações de acessibilidade web e como incluir o usuário final no desenvolvimento e na manutenção de tecnologia para seu uso, para que possam contribuir efetivamente à promoção da acessibilidade web na Universidade.
Palestrante: Amanda Meincke Melo
Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2007), mestra em Ciência da Computação pela mesma instituição (2003) e bacharela em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Professora, classe Professor Adjunto, na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Alegrete. Membro do Grupo Gestor pro tempore do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Ciência da Computação. Coordenadora do Grupo de Estudos em Informática na Educação. Tem interesse principalmente pelos seguintes temas de pesquisa: Interação Humano-Computador, Acessibilidade e Inclusão Digital, Informática na Educação. (Download)

Os benefícios do storage nos ambientes atuais de TI

Nos últimos 10 anos, o papel do storage nos ambientes de TI das empresas tem-se tornado cada vez mais amplo. Podemos contar que o storage, alem de guardar e retornar nossos dados armazenadas pode tambem ser responsavel backup e restore, e disaster recovery das informacoes. A evolucao natural do storage foi incorporar funcionalidades que permitem melhorar a eficiencia em termos de armazenamento incorporando funcoes de thin provisioning, deduplicacao, compressao, clonagem de dados entre outras funcionalidades. A proposta desta palestra é mostrar os principais beneficios que o storage oferece aos ambientes de TI das empresas atuais.
Palestrante: Ariovaldo Veiga de Almeida
Trabalha como Senior System Engineer Leader da NetApp do Brasil. Engenheiro Eletronico pela FEE Unicamp e MSc em Redes de Computadores pelo IC Unicamp. Iniciou a carreira profissional no CPqD da Telebras, em Campinas, tendo trabalhado, tambem, no Instituto Nacional de Telecomunicacoes (INATEL) e na Comsat. Atua na área de armazenamento de dados há 15 anos. (Download)

O Nó Górdio

Criptografia é a ferramenta matemática mais conhecida e utilizada para a promoção da confidencialidade das informações armazenadas ou mesmo em trânsito. Até que ponto a confidencialidade é protegida pelo uso de criptografia? Há fatores ou eventos que, mesmo com o uso de criptografia, podem permitir ameaça à privacidade? A privacidade das informações depende somente da tecnologia utilizada? Nesta palestra serão apresentados casos históricos em que a privacidade foi violada por conta de erros de procedimento.
Palestrante: Evandro Curvelo Hora
Sócio-fundador e Diretor da Tempest Security Intelligence. Professor convidado da Pós-Graduação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. (Download)

Scrum – Projetos Ágeis e Pessoas Felizes

Quantas vezes projetos começam com uma descrição detalhada de seus requisitos e, após dois anos, são entregues para o cliente descobrir que não era aquilo que ele queria. Projetos são desenvolvidos em meio à mudanças de mercado e tecnologia muito rápidas. Que tal, então, incorporar uma atitude de gestão e desenvolvimento que permita que o projeto navegue no mar das possibilidades, em direção àquilo que o cliente, exatamente, descobre como descrever? O Scrum, antes de uma metodologia de desenvolvimento, é um conjunto de práticas e artefatos que levam a times autogerenciados, altamente produtivos e em perfeita sintonia com os desejos dos clientes.
Palestrante: Cesar Brod
Atua na área de informática desde 1982. Sua formação profissional se deu em grande parte nos Estados Unidos, Canadá e França. Começou a trabalhar com o Linux em 1993 e, desde 1997 desenvolve, através da BrodTec, serviços de consultoria, gestão de projetos e criação de modelos de negócios que têm por base softwares de código aberto, usando métodos ágeis.
Presença constante em eventos relacionados ao software livre no Brasil e no exterior, Cesar foi responsável, entre agosto de 2006 e fevereiro de 2009, pela gestão de projetos dos Innovation Centers de Interoperabilidade e Open Source, apoiados pela Microsoft, na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). É o idealizador e um dos fundadores da Solis, Cooperativa de Soluções Livres e membro do projeto “Linux around the World”, de Jon “maddog” Hall, uma iniciativa internacional que busca a conscientização e disseminação do uso de software livre.
Entre os anos de 2011 e 2012 Cesar atuou como Coordenador Geral de Inovações Tecnológicas do Ministério do Planejamento do Brasil onde, entre outras funções, esteve à frente do Portal do Software Público Brasileiro e da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos, além de ter atuado em processos de padronização de soluções. É escritor dos livros Scrum – Guia Prático para Projetos Ágeis; Aprenda a Programar – A Arte de Ensinar o Computador e Na Rede da Poesia. Além disso, Cesar traduziu obras seminais de Engenharia de Software para o português, como O Mítico Homem-Mês e O Projeto do Projeto, ambos de Fred Brooks Jr. (Download)

Brocade HyperEdge e Vyatta vRouter – Otimizando a Infraestrutura através da flexibilidade

Apresentação da Tecnologia Brocade HyperEdge incluindo: Mix and Mach Stack, Redundância e Alta disponibilidade, Redes Scale-out. Apresentação da Solução virtual Vyatta vRouter: Principais recursos, Aplicações e Vantagens.
Palestrante: Davi Santos
Engenheiro Mecatrônico formado pela Universidade Paulista. 10 anos de atuação no mercado de Data Center e ambientes de Alta Disponibilidade. David é o Systems Engineer da Brocade responsável pelos projetos de Iniciativa Pública.

CPqD Developer Suite

As atividades de desenvolvimento de software complexo exigem pessoas treinadas, processos bem definidos e ferramentas adequadas. As soluções comerciais mais conhecidas para ferramentas de desenvolvimento de software são, em geral, inacessíveis às pequenas e médias organizações.
Existem ferramentas de software livre e de baixo custo, de maturidade comprovada, que podem ser adotadas com pequeno investimento financeiro. Porém, a adoção desorganizada desses tipos de ferramentas pode resultar numa solução complexa, incompleta, não integrada e não suportada.
Em 2008 o CPqD iniciou o projeto CPqD Developer Suite com o objetivo de s/Jubstituir as ferramentas de desenvolvimento de software proprietárias que adotava até então por um conjunto de ferramentas livres ou de baixo-custo. Esta palestra conta a história do projeto: o que o motivou, como ele foi conduzido, que ferramentas foram adotadas e em que nível, quais foram seus resultados, qual é a impressão dos usuários em relação à mudança e quais são os planos futuros.
Palestrante: Gustavo Chaves
Formado em Ciência da Computação pela UNICAMP (1988) e mestre em Gestão Empresarial (MBA) pela ESAMC (2006). Trabalha no CPqD em Campinas desde 1989, inicialmente no desenvolvimento de software básico para as centrais telefônicas Trópico-RA e posteriormente em administração de sistemas e planejamento de TI. (Download)

Sistemas de Firewall

Se você pensa que Iptables e similares são firewall, assista a esta palestra. Você vai terminar descobrindo que a maioria das redes estão longe de possuírem um firewall.
Palestrante: João Eriberto Mota Filho é Oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro. Gerente de Rede e de Segurança em Rede do Gabinete do Comandante do Exército. Professor da Pós-graduação em Perícia Digital na Universidade Católica de Brasília (UCB). Autor dos livros Linux & Seus Servidores (2000), Pequenas Redes com Microsoft Windows (2001), Descobrindo o Linux (3ª edição em 2012) e Análise de tráfego em redes TCP/IP (2013). Mantenedor Debian. Membro do time de Forense do Debian. (Download)

Virtualização de desktop na educação

A integração de tecnologia na sala de aula é um recurso empolgante que traz um amplo potencial para alunos e professores. O suporte e aprendizado misto, incorporação de aulas presenciais e on-line, bate-papo e palestras virtuais, e a simples extensão do aprendizado para além da sala de aula no ambiente da internet permite que as escolas cumpram com a responsabilidade de oferecer aos alunos a confiança e as habilidades de uso e êxito com a tecnologia. Alcance mais com menos: A virtualização, uma estratégia de informática compartilhada que maximiza a eficiência aproveitando o poder de informática de PCs subutilizados, é uma excelente maneira de trazer salas de aula e laboratórios ao século XXI de um jeito simples e econômico. Em termos simples, a virtualização permite alcançar mais com menos ao simplificar o gerenciamento, permitindo um aprendizado misto e uso colaborativo de tecnologia ao facilitar a implementação adicional.
Palestrante: Juliano Ramos Leite Tostes é Sales Engineer da Solve System. Bacharel em Ciências da Computação pela UNIVALE, com atuação nas empresas KODAK, JOHNSONS, SUZANO como especialista em infraestrutura dentro da TI.

Economia da Felicidade

A economia industrial está dando lugar à economia digital. Nesse novo cenário, para ter sucesso no mercado, as empresas precisam de colaboradores que funcionem como pequenas peças de um sistema, formando uma rede em que cada um faça a diferença. Para tanto, as pessoas têm que ter suas almas alinhadas com o trabalho, e não apenas fazerem o que lhes é determinado. E para que isso aconteça, é preciso que os colaboradores estejam felizes. Diz uma máxima Zen, “Quem é mestre na arte de viver, pouco distingue entre o trabalho e o lazer, entre sua mente e seu corpo, entre estudo e recreio”. Além de bem-estar, a felicidade traz benefícios para a saúde, produtividade e relacionamentos. No entanto, infelizmente, a felicidade tem se tornado um recurso escasso. As economias e a sociedade têm deixado a felicidade em uma posição secundária devido às pressões sociais e estabelecimento de padrões gerais para todos. A palestra aborda o tema da felicidade e sua importância, e discute a economia da felicidade, em que os índices de felicidade interna bruta de um país são mais importantes do que o PIB.
Palestrante: Martha Gabriel
Autora do best seller “Marketing na Era Digital”, livro entre os 10 mais vendidos na área de marketing em 2011 e 2012. Engenheira (Unicamp), pós-graduada em Marketing (ESPM), pós-graduada em Design Gráfico (Belas Artes, SP), mestre e PhD em Artes (ECA/USP). CEO da Martha Gabriel Consulting & Education e ganhadora de 11 Prêmios iBest entre 1998 e 2005. Coordenadora e professora do MBA em Marketing da HSM Educação. Professora de cursos de MBA na BSP, INPG, FIA, UFPR, entre outras business schools. Palestrante internacional e autora de artigos em diversos congressos na área de tecnologia, marketing e arte nos USA, Europa e Ásia, tendo apresentado mais de 50 palestras no exterior e recebido três prêmios de melhor palestra em congressos nos USA (2003, 2004 e 2008). Artista com trabalhos participando de exposições no Brasil e exterior, como: FILE, Videobrasil, FIAT Mostra Brasil, Nokia Trends, SIGGRAPH, CHI, UPA, Chain Reaction, ISEA, Bienal de Florença (premiada), Technarte, entre outros. Reviewer da LEA Leonardo Electronic Almanac, MIT, 2005, e do Networked Book, Turbulence.org, 2009. Autora de cinco livros e agraciada com o patrocínio “Intelecto Digital” de 2010 a 2013 pela Locaweb.

Gerenciamento de Serviços e Governança em TI: aplicação de modelos e metodologias

Esta palestra abordará os conceitos relacionados a Governança de TI, diferenciando-os de gerenciamento de serviços, e apresentará um conjunto de modelos e metodologias que podem ser aplicados isoladamente ou em conjunto para a sua evolução. Ao final, um estudo de caso será apresentado para exemplificar os conceitos apresentados.
Palestrante: Mauro Cesar Bernardes G­raduado em Ciência da Computação, possui mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor convidado no Instituto de Matemática e Estatística (IME) e chefe de divisão tecnológica no Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da USP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Governança de TI, e atua principalmente nos temas relacionados a gerenciamento de processos, serviços e projetos. (Download)

Mobilidade e BYOD

BYOD ou consumerização é quando os seus funcionários e visitantes usam os dispositivos próprios para acessar a rede, seja para um simples acesso à internet ou mesmo para executar funções corporativas e importantes. Trazendo os seus notebooks, telefones e tablets, estes usuários trazem junto as suas aplicações, riscos de segurança, demanda por privacidade e outras demandas que tem de ser alinhadas com as políticas de acesso e controle de rede. Nesta apresentação serão abordadas questões importantes sobre a infra-estrutura de acesso bem como os mecanismos de controle e automação do ingresso de terminais na rede.
Sobre o palestrante: Renato Cinini
Engenheiro eletrônico que ocupa o cargo de consulting systems engineer na Aruba Networks. Com mais de 15 anos de experiência em soluções de mobilidade corporativa, tem como foco o desenvolvimento de projetos de redes wireless de alta capacidade focadas na experiência do usuário e controle de acesso.

Cases de Sucesso Unicamp

Portal de Vídeos CameraWeb
Na Terra ou nas Nuvens, onde fica o HPC?
Recepção de Pacientes
Melhorias do Processo de Comunicação de Acidente de Trabalho com ênfase na sua informatização
SMS – uma ferramenta integrada ao sistema do Serviço de Triagem Neonatal
Ansible e Rex – O mundo das ferramentas leves para automação
Unicamp Serviços: Acesso a informações corporativas a partir de dispositivos móveis
Unificação do serviço de rede sem fio na Unicamp
Projeto de infraestrutura de rede do Instituto de Biologia
Classificação de Risco

 

Patrocinadores

Black Solutions for Business Performance
Brocade
Vyatta
Hitachi Data Systems
Aruba Networks
Solve System
NetApp
Sodalita Technology

Apoio

Grupo Gestor de Benefícios Sociais
Novatec Editora