2016

A 5ª edição do Cinfotec Unicamp ocorreu nos dias 22 e 23 de junho de 2016, no Centro de Convenções da Unicamp.

A abertura do evento foi comandada pelo Prof. Dr. Álvaro Crosta (Coordenador Geral da Unicamp) e o Prof. Dr. José Raimundo de Oliveira (Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação).

Palestras

Zabbix 3.0 – Conhecendo as novidades

As versões majoritárias sempre trazem grandes mudanças e novidades e, desta vez não foi diferente, a versão 3.0 traz mais 50 novidades! Reformulação da interface gráfica, Predição de eventos, Horário de coleta agendado, Compartilhamento de mapas, telas e slides, Novidades no LLD, Dependência entre protótipos de trigger, Criptografia na comunicação, SMTP autenticado e muito mais, venha conhecer e entender os impactos dessas novidades no seu ambiente. Ainda não conhece o Zabbix? Não perca a oportunidade de conhecer essa fantástica ferramenta de monitoramento e entender como ela pode te ajudar.
Palestrante: Douglas Vinícius Esteves
Formado em Engenharia da Computação pela METROCAMP, Funcionário do Centro de Computação da UNICAMP, Utiliza a ferramenta Zabbix para o monitoramento do ambiente Computacional do CCUEC e Universidade, Membro do Laboratório Hacker de Campinas realizando eventos, oficinas para entusiastas com projetos relacionados a Internet das Coisas e atividades com a Intel para o público Makers.

Introdução ao Webdesign Responsivo

Nesta palestra será explorado o conceito de Web Design Responsivo que é uma nova abordagem de desenvolvimento web. Este conceito surgiu em 2010 e até pouco tempo atrás não era percebido como algo fundamental. Hoje é sem dúvida um dos principais requisitos para portais web visto que no ano passado o acesso a intenet através de celulares e tablets ultrapassou os acessos realizados por meio de equipamentos desktop.
Palestrante: Antonio César Rodrigues Borges
Formado em Analise e desenvolvimento de sistemas, com mais de 10 anos de experiência de desenvolvimento web. Trabalhou para diversas agências de publicidade e foi proprietário de uma empresa de desenvolvimento web por alguns anos. Hoje na Dextra, atua há mais de 3 anos na área de desenvolvimento front-end e está iniciando uma transição para áreas mais focadas em entender e testar produtos com pessoas e concepção de soluções (UX Designer). Atua diretamente em atividades que envolvem práticas da experiência do usuário (UX).

Desmistificando Big Data

Palestrante: Cláudia Bauzer Medeiros
Professora titular do Instituto de Computação da Unicamp, onde ingressou como docente doutora em 1985. É formada em Engenharia Elétrica (PUC-Rio, 1976), com Mestrado em Informática (PUC-Rio, 1979) e PhD in Computer Science (University of Waterloo, Canada, 1985). Durante 1990, realizou pós-doutorado no INRIA, Rocquencourt, França. Sua pesquisa está voltada ao gerenciamento e análise de dados científicos, associada a desafios de aplicações reais, de grande porte – da química e biologia até planejamento urbano e ciências sociais. Esta pesquisa requer tratar de fontes de dados distribuídas e heterogêneas, coletadas e processadas em várias escalas espaciais e temporais, indo desde dados de satélites até gravações de sons de animais e dados coletados de redes de pequenos sensores. Há mais de 20 anos coordena grandes projetos multidisciplinares e multi-institucionais em biodiversidade, planejamento agrícola e planejamento ambiental, envolvendo universidades no Brasil, Alemanha e França. Em 1994, criou o Laboratório de Sistemas de Informação (LIS) na Unicamp, um dos primeiros laboratórios de pesquisa no Brasil dedicado a trabalhar em grandes problemas multidisciplinares centrados na gestão de dados científicos Desde 1992, vem cooperando regularmente como professora visitante na Université Paris-Dauphine, França, e também atuou por curtos períodos como visitante na Universidade de Munster, Alemanha. Ela foi chefe do Departamento de Computação da Unicamp (1991-1993), e do Departamento de Sistemas de Informação da mesma universidade (1996-1999). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação de 2003 a 2007. Participa ativamente de comitês de avaliação. Em especial, foi a coordenadora do comitê de Computação do CNPq (CA-CC 2001-2002) e membro do mesmo comitê (2013-2016). Foi vice coordenadora do comitê de Computação da CAPES (1998-2000), e membro do mesmo comitê (2008-2010). Na FAPESP, foi membro da Coordenação de Área de Ciência e Engenharia de Computação (2005-2014) e, desde 2014 pertence à Coordenação Adjunta (Programas Especiais) em eScience. Recebeu os prêmios Anita Borg Agent of Change Award (USA, 2006) e Google Brazil award (2008) pela sua atuação em criar programas para atrair mulheres para a Computação. Recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior por atividades de pesquisa e ensino. Dentre estes, destacam-se – prêmio Newton Faller (Sociedade Brasileira de Computação, 2000), prêmio Zeferino Vaz de excelência acadêmica (Unicamp, 1997, 2001 e 2009), e o prêmio Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino (Unicamp 2013 – associado a toda a carreira). É Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008), Distinguished Speaker da Associação Americana de Computação (ACM 2012-2015). É Doctor Honoris Causa pela Universidad Antenor Orrego, Peru (2007), e pela Universite Paris-Dauphine, França (2015).

inotify: observando seus arquivos e tomando decisões de segurança em tempo real

Aprenda como o kernel observa o sistema de arquivos e avisa de imediato sobre invasões, provoca backups só quando necessário e outras ações.
Palestrante: João Eriberto Mota Filho
Oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro. Gerente de Rede e de Segurança em Rede no Exército. Professor da Pós-graduação em Perícia Digital na Universidade Católica de Brasília (UCB). Autor dos livros Linux & Seus Servidores (2000), Pequenas Redes com Microsoft Windows (2001), Descobrindo o Linux (3ª edição em 2012) e Análise de tráfego em redes TCP/IP (2013). Desenvolvedor Debian. Membro do time de Forense do Debian.

Aplicação de Software Livre nas Eleições e Consultas da Unicamp

A palestra visa compartilhar experiências do projeto e-Voto abordando: – Sistemas de votação eletrônica: principais características; – Criptografia aplicada; – Dados estatísticos da utilização do e-Voto na Unicamp; – Eleições críticas: plano de trabalho e desafios.
Palestrante: Denis Clayton Alves Ramos
Graduado pela UNICAMP em Tecnologia da Informação, trabalha com desenvolvimento de sistemas desde 1996. Iniciou sua carreira na Unicamp em 2001 e trabalhou no desenvolvimento de soluções para Consultas Gerenciais, Contratos, Gestão Acadêmica, Gestão de Projetos, Ferramentas Colaborativas, Qualidade de Software, Integração Contínua e Votação Eletrônica. Desempenhou os papéis de desenvolvedor, analista de sistemas, arquiteto de sistemas, líder técnico e líder de projeto. Capacitações realizadas envolvendo Engenharia de Software, PMI/PMBok, Metodologia Ágil usando Scrum, Scrum – Product Owner dentre outras.

Relacionamento Humano

Palestrante: Jamiro da Silva Wanderley
Graduado em Medicina pela UNICAMP. Doutor em Medicina pela UNICAMP e especialista em Clínica Médica. Médico do trabalho na CTI (Fundação Centro Tecnológico para Informática). Membro da Academia Brasileira de Mágicos. Consultor nas áreas de Qualidade, Relacionamento e Saúde, tendo atuado em organizações como Rede Globo e TV Record.

Python para o dia a dia da T.I.

Rápida introdução ao prompt interativo da linguagem “Python” e como ele pode ser usado para encontrar e manipular arquivos no sistema (arquivos de log, de configuração, configurações do sistema, etc…) – e criar relatórios e até gráficos de forma sucinta. Python pode substituir com vantagens scripts em shell, por que os scripts são de manutenção mais simples, e facilmente agrupáveis num sistema maior e coeso – que pode até ganhar uma interface gráfica – tudo com uma única sintaxe – em contraste com scripts shell que na prática exigem uma sintaxe distinta para cada comando.
Palestrante: João S. O. Bueno
Usuário e propagador do Software Livre desde 1997. Desenvolve com a linguagem Python desde 2001, sendo do grupo fundador da Associação Python Brasil. Colabora com o projeto GIMP diretamente como desenvolvedor e tradutor – e é o organizador da Libre Graphics Meeting – fórum mundial que congrega os desenvolvedores de vários softwares livres – para 2017 no Rio de Janeiro. Atualmente trabalha como desenvolvedor Python na Titans Group, empresa de São Paulo.

Comunidade Apache CloudStack – Status e Roadmap

Esta palestra apresentará a comunidade brasileira e global do Apache CloudStack, os tipos de usuários da plataforma, lançamentos recentes e suas novas funcionalidades, o ROADMAP dos futuros lançamentos além os eventos que ocorrerão este ano no Canada e no Brasil. O Apache CloudStack é um software de código aberto mantido pela Apache Software Foundation projetado para implantar e gerenciar grandes redes de máquinas virtuais, como a alta disponibilidade de infraestrutura, altamente escalonável, na modalidade de Infraesturutra como Serviço (IaaS), além de ser uma plataforma de serviços de cloud. O CloudStack vem sendo usado por um grande número de provedores cloud, que fornecem serviços de nuvem pública, e por muitas empresas para fornecer uma nuvem privada ou como parte de uma solução de cloud híbrida.
Palestrante: Marco Sinhoreli
Committer do projeto Apache CloudStack e diretor de tecnologias aplicadas à nuvem da Cloud Security Alliance – capítulo Brasil e trabalha com tecnologias de nuvem desde 2006. Atualmente gerencia o time de arquitetos da ShapeBlue no Brasil e América Latina tendo participado diretamente de diversos projetos de nuvem Apache CloudStack em grandes empresas e instituições como USP, RNP, globo.com, Magazine Luiza, entre outras.

O desafio de Capacitar e Qualificar na Diversidade Acadêmica: A Experiência da Universidade de Yale-USA

As constantes e rápidas transformações no universo tecnológico atual nos expõem a situações de difíceis decisões e custos elevados. Como atender a essa demanda?
Palestrante: Maurício Calixto
Diretor da Universidade Corporativa da Unicamp 2013-2017, Mestre e Doutorando em Engenharia Mecânica – Unicamp, Especialista em Capacitação Gerencial – Unicamp, Bolsista do Programa de Internacionalização da Unicamp em Yale/USA- 2015, Black Belt em Melhoria de Processos – Unicamp
Graduação em Computação (PUC), Professor Extensão/Especialização Unicamp – Imecc (Seis Sigma e Gestão, Liderança e Desempenho de Equipes), Economia (Gestão Estratégica) e Engenharia (Gestão da Produção)
Diretor da Agência de Formação Profissional da Unicamp – biênio 2005/2006
Gerente de Informática – 1990/2004 – Funcamp/ DGA Unicamp
Colaborador da revista CATHO e da revista Developers’ Magazine
Membro do Planejamento Estratégico e do CTC de Informática 2002- Unicamp
Bolsista do Programa Gestão Estratégica de Núcleos de Inovação Tecnológica

Comunicação Humana: Percepção da Realidade

O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central (SNC). Por sua vez, o SNC processa as informações, traduzindo-as em sensações que podem gerar respostas reflexas e/ou voluntárias. Assim, de forma geral, sensibilidade pode ser definida como o conjunto de sentimentos e sensações e o modo como os vivenciamos. Portanto, conhecendo melhor esses aspectos, podemos entender como as pessoas compreendem de forma diferente a mesma realidade e, consequentemente, aprender a controlar, até certo ponto, o nosso comportamento em diferentes ambientes frente aos mesmos estímulos.
Palestrante: Prof. Dr. (MS-5) Miguel Arcanjo Areas
Exerce as funções de pesquisa e ensino no Depto. de Biologia Estrutural e Funcional desde 1981. Na Pós-Graduação ministra disciplinas e orienta alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado na área de pesquisa “Fisiologia Cardiovascular”. Leciona Fisiologia e Biofísica Humana para os cursos de Biologia, Dança, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Física Médica, Fonoaudiologia, Medicina e Profis.

O emprego multifuncional do Exército Brasileiro: uma história de sucesso

A palestra apresentará as inúmeras capacidades do Exército Brasileiro, em particular da 11ª Brigada de Infantaria Leve (Grande Comando operacional composto de 10 unidades, 4.000 militares, com sede na cidade de Campinas/SP), caracterizando a sua ação multifuncional que tem atuado com sucesso nas mais variadas missões de garantia da lei e da ordem em comunidades dominadas pelo narcotráfico na cidade do Rio de Janeiro, de Pacificação do Haiti, ações humanitárias e de apoio ao desenvolvimento do país. Qual o segredo deste sucesso? O planejamento focado na análise da missão, a estrutura organizacional baseada na divisão de competências e de responsabilidades, os valores militares e aplicação contextualizada dos princípios de guerra.
Palestrante: Ricardo Rodrigues Canhaci
General de Brigada do Exército Brasileiro e Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve em Campinas-SP. Como Oficial-General comandou a Força de Pacificação IV no Complexo da Maré no Rio de Janeiro no período de outubro a dezembro de 2014. Em agosto de 2015 participou do exercício conjunto combinado PANAMAX como Chefe do Estado-Maior da Força Multinacional Sul nos Estados Unidos da América. Foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar, a Ordem do Mérito Naval, a Medalha da Vitória, a Medalha Militar de Ouro, a Medalha do Pacificador, a Medalha Marechal Osório, a Medalha das Nações Unidas da Missão de Verificação em Angola (UNAVEM III), a Medalha das Nações Unidas da Missão de Estabilização do Sudão do Sul (UNMISS) e a Cruz da Ordem de Santiago do Exército da Venezuela.

— Unicamp firma acordo com a Google para uso de aplicativos para educação – Denise Guanaes Cosso, Jefferson J. M. Canesqui, Sandra Regina de Souza e Tadeu Bernacchi — CCUEC
— Um bilhão de sorrisos deixando o administrador triste – Guilherme Araújo Costa (FCM) e Uberdan Agnelo (CECOM)
— Uso de netflows na detecção e tratamento de incidentes de segurança da informação – Adilson paz da Silva, Daniela Barbetti, Gesiel Galvão Bernardes e Vanderlei Busnardo Filho (CCUEC)
— Avaliação de Disciplina Online – Marcus Vinicius Ap. Camargo e Alvaro Augusto Roberto (IE)
— O uso da feramenta Pentaho Data Integration na migração de dados para impantação do SIGAD/Unicamp – Raphael Porreca Azzolini, Cassia de Paula Moreira Coghi e Andressa Cristiani Piconi (SIARQ)
— Nova intranet FEM – André Luiz Dalmora, Eliézer Zarpelão, Marcelo B. Teixeira e Raquel Helena Garcia (FEM)
— Monitoramento com Zabbix no Centro de Computação da Unicamp – Douglas Vinicius Esteves, Allan Gustavo de Souza, Fabrício Freitas Abel, Daniel Souza Zanin e Marcelo Augusto de Faria (CCUEC)
— Alta disponibilidade em firewall utilizando o pfsense – Henri Alves de Godoy (FCA)
— Sistema para realização de enquetes via web – Denis Gabriel Ignácio e Silvana Mieko Misuta (CCUEC)
— Redes sem fio eduroam e Unicamp-Visitante – Rachel de Carvalho Paschoalino e Paulo Ricardo Lange (CCUEC)
— O sistema e-Voto para votações eletrônicas – Denis Clayton A. Ramos e Rodolfo De Nadai (CCUEC)
— Alunos dos Colégios Técnicos COTIL e COTUCA já podem acessar serviços corporativos na nuvem Unicamp – Adriano R. Sacardo e Newton P. Amusquivar (CCUEC)
— Projeto FAEPEX – Edmar Y. Misuta, Fábio Conrado Ortolan, Fernando Almeida Gonçalves, Gustavo da Silva, Marcelo M. Rebello, Newton P. Amusquivar, Sério A. da Silva, Tácio G. de Araújo e Thiago W. Takao (CCUEC)
— Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis na Unicamp – Thiago W. Takao e Edmilson Bellini Chiavegato (CCUEC)
— Testes de vulnerabilidades em aplicações Web – Adilson Paz da Silva, Daniela Barbetti, Gesiel G. Bernardes e Vanderlei Busnardo Filho (CCUEC)
— Web Scraping – Rodolfo De Nadai (CCUEC)

Web Scraping

Com o aumento das informações disponíveis na internet, infelizmente, nem todos os dados estruturados estão disponíveis de forma adquada para serem consumidos por sistemas automatizados. Muitas vezes dados que podem ser utilizados para análises estatísticas estão espalhados de forma quase aleatória por diversos sites sem uma forma estrutura específica. A técnica de web scraping, consiste justamente em uma maneira coletar informações, muitas vezes mal estruturadas, de sites da internet e uni-los em um local onde se possa armazenar e avaliar as informações de formas estatísticas. Nesta palestra, será apresentado o que é Web Scraping de forma simples e didática, serão apresentadas algumas ferramentas alto nível e técnicas para a coleta das informações.
Palestrante: Rodolfo De Nadai
Graduado pela Fatec – Americana em Processamento de Dados, e pós-graduado também pela Fatec – Americana em Gerenciamento de Projetos em TI. Possui mais de 10 anos de experiência na área de desenvolvimento de sistemas e tecnologia da informação.

Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis na Unicamp

Breve descrição dos aplicativos disponibilizados para a comunidade como o Unicamp Serviços , Botão de Pânico e Primeiras Impressões .
Palestrante: Thiago Watanabe Takao
Programador/Analista de Desenvolvimento de Sistemas no Centro de Computação desde 2008. Desde 2012 atua como desenvolvedor de aplicativos para plataformas de dispositivos móveis.

Cases de Sucesso

Patrocínio Diamante

Microhard
Kaspersky lab

Patrocínio Platina

Seger Technology
Ruckus
Brocade

Patrocínio Ouro

Banco do Brasil

Patrocínio Prata

Sualtech

Patrocínio Bronze

Shape Blue

Apoio

Grupo Gestor de Benefícios Sociais – GGBS
Escola de Educação Corporativa da Unicamp – EDUCORP
Novatec editora